Juan Luis Vives – A emergência dos estudos sobre a psique

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b7/LuisVives.jpg/200px-LuisVives.jpg
Juan Luis Vives

Juan Luis Vives  (1493 —1540) é um pedagogo catalão de origem judaica. Humanista, contemporâneo de Erasmo, e Damião de Gois. Estudou em paris, onde se refugia após a perda da família, executados pela inquisição espanhola. Considera-se habitualmente como um dos primeiros teóricos da educação, influenciando outros escritores.

Na sua teoria de Educação Vives defende a pratica da higienen corporal, valoriza os métodos indutivos e experimentais. Privilegia a reflexão sobre os processos de conhecimento e reconhece a importância da observação dos factos para compreender os princípios da ação. Ao tempo o ensino era em latim, mas defendeu a necessidade de desenvolver aprendizagens na língua materna. Foi também um dos primeiros defensores da educação na infância, sendo precursos dos trabalhos de Rouseau, que o terá conhecido por via das influencias que teve em Montaigne. Foi ainda pioneiro da defes da educação feminina

Foi um dos primeiros cientistas da analisar a “psiché”, através do desenvolvimento de entrevistas a pessoas onde observa a relação entre a exposição dos afetos e os usos das palavras específicas sobre as questões abordadas.

Deixe um comentário