Sócrates e a Maiêutica

Sócrates (c. 469 a.C. – Atenas, 399 a.C.) foi, juntamente com Platão e Aristóteles um dos mais relevantes pensadores da antiguidade grega. Deixou entre vários escritos um relevante método conhecido com Maiêutica, que significa em grego antigo “dar à luz”, ou gerar conhecimento.

Trata-se dum método de procura da verdade através duma técnica de efetuar perguntas. Prosseguindo a tradição platónica de busca de conhecimento, pressupõe que cada um dispões das condições de aceder a esse conhecimento a partir de si próprio.

O método da maiêutica é processado em dois momentos. Numa primeira fase de questionamento ou levantamento de dúvidas sobre o que se sabe. Através da lógica aplicada sobre as várias preposições ou questões procura-se a validade ou contradição presentes no pensamento. Efetua-se assim uma primeira distinção entre fatos (dados da realidade) e opiniões, que se traduzem em juízos de valor (pessoais ou sociais) sobre uma determina questão.

No segundo momento, procura-se avançar no conhecimento, partindo dos fatos como se apresentam, procurando novas ideias e novos conceitos sobre as questões e problemas para resolver.

O método da maiêutica estimula o individuo a pensar por si mesmo, isto é a fazer as perguntas e a produzir as suas próprias respostas.  O papel do mestre é o de orientar esse processo, conduzindo o aprendiz das questões mais simples para as mais complexas. Partindo do conhecimento de si mesmo, parte-se para o conhecimento do mundo exterior

As perguntas socráticas são usadas pelo pensamento crítico para diferentes funções. Considera-se normalmente 6 tipos de perguntas: As que contribuem para esclarecer e compreender o pensamento (como por exemplo, especifique melhor), da lançar desafio, para evidenciar e examinar questões (porquê, omo é que se chegas aí), para considerar perspetivas alternativas, e para considerar implicações ou consequências e, finalmente meta questões, que são questões que implicam uma reflexão sobre pré-conclusões, implicando o uso de projeção o abstração.

Elementos de trabalho

%d blogueiros gostam disto: